BI - Seu negócio tem inteligência?

software BI - Seu negócio tem inteligência?

O que é Business Inteligence (BI)?

Um conjunto de técnicas e ferramentas que permite a organização e análise das informações para o suporte a tomada de decisão.

BI vai além disso. Engloba processos, pessoas, cultura, gestão da informação negócios e muitos outros aspectos. O importante é entender que o propósito é simples, mas possui importância estratégica para o negócio. Sua implementação, essa sim, requer bastante atenção.

O termo Business Inteligence (BI), inteligência de negócios, refere-se ao processo de coleta, organização, análise, compartilhamento e monitoramento de informações que oferecem suporte a gestão de negócios. É o conjunto de teorias, metodologias, processos, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.

Conceitos de Business Inteligence (BI) já permeiam boa parte das empresas e instituições do mercado. Essas organizações buscam nas soluções analíticas uma nova forma para gerir e conquistar a efetividade nos processos de negócio.

Nos últimos tempos muito tem se falado sobre BI, do fenômeno de Big Data, Analytics em geral e de outros conceitos que tem por objetivo agregar valor às informações empresariais para geração de insights e respaldar de forma assertiva as decisões.

BI & Big Data

O Business Inteligence trabalha com a análise de muitos dados. Mas de onde vem esses dados? É aí que entra o Big Data - esse é o nome que damos a esse grande número de dados disponíveis em muitas plataformas. Hoje é possível coletar por meio da internet, telefones celulares, imagens, vídeos e pesquisas, por exemplo. Eles são obtidos de forma bruta (não organizada) e passam por um refinamento que faz com que eles façam algum sentido juntos, e tragam respostas.

Vejamos um exemplo: os dados podem mostrar que seus clientes compram determinados produtos regularmente, com um certo intervalo de tempo. A partir de uma análise desse comportamento, você pode oferecer um plano de compras direcionado aos hábitos e intenções que conseguiu identificar em seus clientes.

Outro exemplo: você quer colocar um novo produto no mercado, mas não tem certeza como seria a receptividade do público. Utilizando os dados de big data, você pode saber precisamente se existe espaço para mais um produto, se as pessoas estão interessadas, e quanto elas precisam daquele produto.

A reunião dos dados coletados com o Business Inteligence é que trará subsídios para que você ou seu gestor tome as melhores decisões para sua empresa. Tendo como base os exemplos acima, com os dados coletados e a inteligência você poderia saber qual é o melhor jeito de aproveitar o padrão de compras do seu cliente. Talvez oferecendo planos e fidelizando a compra, ou talvez oferecendo uma compra programada? Os dados são capazes de mostrar a melhor decisão, sem nenhuma necessidade de correr riscos desnecessários.

Conclusão

As empresas usam o BI para melhorar a tomada de decisões, reduzir custos e identificar novas oportunidades de negócio. BI é mais do que apenas relatórios corporativos e mais do que um conjunto de ferramentas para analisar dados de sistemas empresariais. Os profissionais usam BI para identificar processos de negócio ineficientes que precisem ser reestruturados ou reavaliados.

Nós podemos ajudar sua empresa a analisar seus dados, através de relatórios e dashboards dinâmicos, clique no botão Vamos Conversar logo abaixo e agende uma reunião.

Outros artigos que podem ser de seu interesse:

Inscreva-se na nossa newsletter

Não perca as nossas publicações