Casos de uso de RPA em diferentes setores

software Casos de uso de RPA em diferentes setores

Este artigo, será direcionado para apresentar os numerosos casos de uso que podem ser implementados usando a tecnologia de Automação Robótica de Processos (RPA).

Como as possibilidades de uso de RPA são inúmeros, com certeza haverão outros casos não discutidos nesse artigo. Entretanto os exemplos que apresentaremos servirão para entenderem onde e como a tecnologia está sendo utilizada em cada setor.

Telecomunicações

Pode ser aplicado à maioria dos processos dentro do setor, mas os cenários mais viáveis ​​em que essas soluções podem prosperar são a consolidação de sistemas de telefone cliente, obter informações de backup dos sistemas do cliente, carregar os dados necessários regularmente para os clientes aproveitarem, verificar os preços do concorrente em intervalos regulares, coletar detalhes sobre as informações de fabricante de telefone e similares.

Bancos

Pode ser aplicado à maioria dos processos dentro do setor, mas os cenários mais viáveis ​​onde essas soluções podem marcar uma diferença são validações de dados, migração de dados entre aplicativos, gerenciamento de contas de clientes, criação de relatórios, comparação de valores de hipoteca entre cidades, preenchimento de formulário, processamento de reclamações financeiras, atualização de dados de empréstimos e backup de recibos de caixa.

Seguros

Pode ser aplicado à maioria dos processos dentro do setor, mas os cenários mais viáveis ​​são para automatizar as atividades administrativas e de atendimento ao cliente relacionadas a recebimento, revisão e análise de reclamações.

Saúde

Pode ser aplicado à maioria dos processos dentro do setor, desde os processos de registro do paciente até a migração de dados do paciente, processamento de dados do paciente, relatórios para médicos, processamento de contas médicas, automação de dados de seguros e processamento de solicitações, acionando e-mails de médicos, sistemas de faturamento, status de declaração e automação de elegibilidade e armazenamento de registros do paciente.

Financeiro

Pode ser aplicado à maioria dos processos dentro do setor, mas os cenários mais viáveis ​​em que essas soluções podem marcar uma diferença são validações de dados, migração de dados entre aplicativos, gerenciamento de contas de clientes, criação de relatórios, comparação de valores de hipoteca entre cidades, preenchimento de formulários, processamento de sinistros financeiros, atualização de dados de empréstimos e backup de recibos de caixa.

Logística

Pode ser aplicado à maioria dos processos do setor, desde a automação de pedidos, agendamento de entregas, forecasting  de demanda, pagamentos, monitoramento de estoque de fabricantes e distribuidores, monitoramento mais frequente da frota, análise de padrões, análise de tendências, rastreio e envios de e-mails,

Varejo

Pode ser aplicado à maioria dos processos do setor, desde a extração de dados de produtos de sites do fabricante, atualização automática de inventário on-line, comparativo de preços de concorrentes, importação de site e vendas por e-mail.

Industria

Também pode ser aplicado à maioria dos processos e cenários dentro do setor, desde automação do ERP já existente, automação de dados de logística, monitoramento de dados e comparações de preços de produtos entre fornecedores.

Gostou das vantagens que o RPA pode trazer ao seu negócio? Clique logo abaixo no botão Vamos Conversar e agende uma reunião.

Outros artigos que podem ser de seu interesse:

Inscreva-se na nossa newsletter

Não perca as nossas publicações