RPA - Seu próximo funcionário será um robô

software RPA - Seu próximo funcionário será um robô

Automação Robótica de Processos (RPA)

A tecnologia Robotic Process Automation (RPA), embora seja uma tecnologia relativamente nova, conseguiu ganhar atenção crescente no mundo corporativo nos últimos anos. Empresários e CTOs estão começando a notar.

RPA permite que um robô de software imite o comportamento humano ao interagir com um computador, utilizando o mouse e o teclado de forma automática como se operados por um humano. Por exemplo, ele pode navegar por software corporativo como sistemas ERP, realizar consultas na web, abrir ou criar documentos usando as interfaces de usuário do aplicativo como faria um ser humano. 

Podem ser automatizadas atividades humanas em específico ou até mesmo processos inteiros, proporcionando grande ganho de produtividade e qualidade. Um robô é capaz de trabalhar muito mais rápido e mais eficientemente, sem diminuir a velocidade. Então, quais são seus limites com IA, aprendizado de máquina, RPA e como alavancamos essas máquinas inteligentes?

Uma pesquisa recente da indústria sobre profissionais de contabilidade e finanças descobriu que, na realidade, RPA tem um enorme potencial para eliminar os processos manuais mais demorados e repetitivos que compõem o trabalho diário de um contador.

Benefícios do RPA

Uma abordagem de RPA para agilizar os processos internos, onde as pessoas e a tecnologia desempenham o seu papel em sincronia, permite uma melhor percepção das tendências e oportunidades de negócios. A automação robótica de processos (RPA) funciona melhor com tarefas regulares baseadas em regras que exigem entradas manuais. Como o robô de software usa outras interfaces de usuário, muito poucas modificações, se houverem, são necessárias para implementar o robô.

Aqui, listamos os 5 principais benefícios da implementação de RPA para sua empresa.

1 - Custos reduzidos: Ao automatizar tarefas, é possível obter uma redução de custos de quase 30% em relação à produtividade. Os robôs de software também custam menos do que um funcionário em tempo integral.

2 - Melhor experiência do cliente: A implantação do RPA libera seus recursos de alto valor para que sejam colocados na linha de frente, definindo o sucesso do cliente.

3 - Menor risco operacional: Ao eliminar erros humanos, como cansaço ou falta de conhecimento, RPA reduz a taxa de erros, proporcionando assim um menor nível de risco operacional.

4 - Não substitui os sistemas de TI existentes: Uma das maiores vantagens de usar uma força de trabalho virtual ou um robô de RPA é que ele não exige que você substitua seus sistemas existentes. Em vez disso, o RPA pode alavancar seus sistemas existentes, da mesma forma que um funcionário humano pode.

5 - A criação de robôs é muito mais rápida do que o desenvolvimento de um sistema customizado ou a automatização via BPM, dado que reproduz exatamente os mesmos passos que uma pessoa realizaria.

Em um comparativo, uma pessoa leva mais de 20 vezes mais tempo que um robô para executar o mesmo trabalho. Conheça o nosso processo de robotização em rotinas e processos. Comece a gerar economia para a sua empresa! Entre em contato clicando no botão Vamos Conversar e agende uma visita.

Outros artigos que podem ser de seu interesse:

Inscreva-se na nossa newsletter

Não perca as nossas publicações